VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

EX-PREFEITO DE ÁGUAS DE LINDOIA É RESPONSABILIZADO POR COMPRAS SEM LICITAÇÃO

É chegada a hora de acabar com a festa do caqui. Nunca poderemos ter os serviços públicos de países desenvolvidos ou ser comparados a um povo evoluído enquanto a corrupção grassar em nossa administração.

 A 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou uma empresa e o ex-prefeito de Águas de Lindóia, Geraldo Mantovani Filho, por improbidade administrativa. O motivo foi... (clique em "mais informações" para ler mais)
a compra de brinquedos de playground e equipamentos de ginástica (instalados em área pública) sem licitação. A decisão determina a perda dos direitos políticos de Mantovani Filho por cinco anos. A empresa também não poderá, por cinco anos, contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário. Ambos deverão ressarcir o prejuízo ao erário.
        Os réus alegavam que a aquisição se enquadraria em uma determinada modalidade – chamada “Contratação de Obras e Serviços” – e que, diante do preço do material adquirido, seria dispensável a licitação. No entanto, a turma julgadora entendeu que a modalidade correta seria “Compra de Equipamentos”, com requisitos mais rígidos para essa dispensa. “Houvesse certame licitatório, haveria também a possibilidade de outras empresas manifestarem interesse em fornecer os equipamentos lúdicos e de ginástica, o que, por certo, ensejaria na obtenção de melhor oferta em favor da Administração local”, afirmou o relator do caso, desembargador Sidney Romano dos Reis.
        Para o magistrado ocorreu “descumprimento da lei e da constituição e princípios que norteiam a Administração Pública, sobretudo da moralidade, da legalidade e da impessoalidade”.  Dentre as provas juntadas aos autos, que evidenciam danos ao erário, estão propostas e vendas realizadas pela mesma empresa, cujos itens foram negociados por valores bem menores do que o pago pela Prefeitura de Águas de Lindóia. O município desembolsou o valor de R$ 14.800,70, sendo que, de acordo com o MP, a companhia cobrava cerca de R$ 8 mil pelos itens.
        O julgamento foi unânime e teve participação dos desembargadores Reinaldo Miluzzi e Maria Olívia Alves. 
        Apelação nº 0000232-39.2002.8.26.0035 
        Comunicação Social TJSP 
Respeite o direito autoral.
Gostou? Siga, compartilhe, visite os blogs. É só clicar na barra ao lado e nos links abaixo:
Pergunte, comente, critique, ok? A casa é sua e seu comentário será sempre bem-vindo.
Um abraço e um lindo dia!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO

ITANHAÉM, MEU PARAÍSO
O seu sonho é de comprar ou de viver?

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog